A disputa entre grama sintética x grama natural parece ser eterna. É uma dúvida que ronda praticamente todos que se encontram na posição de decidir entre uma ou outra, independente do fim proposto. 

Mas mais importante que bater o martelo é colocar a pressa de lado e reunir informações acerca dos dois tipos de grama. Só com conhecimento decide-se com propriedade. Por isso fique atento a relação de praticidade e cuidados com os gramados artificiais e naturais. 

Diferenças entre Grama Sintética x Grama Natural 

A grama natural tem uma vantagem que jamais poderá ser substituída: o contato com a natureza. Nossos pés, quando em contato direto com a grama natural, têm suas terminações nervosas ligadas à terra. 

Esse contato pode trazer alívio ao estresse durante a liberação de energia do corpo. Caminhar descalço sobre a grama de verdade é quase uma espécie de terapia natural. 

Já a grama sintética possui vantagens capazes de virar o jogo a seu favor. Criada por volta dos anos 70 para ser usada no esporte, seu objetivo era justamente trazer benefícios quando comparada à grama natural. 

Vantagens da Grama Sintética 

A grama sintética se trata de um piso prático, limpo, saudável e aconchegante — ideal para quem busca uma alternativa diferenciada. Confeccionada a partir da mistura da grama artificial com vegetação natural, ela proporciona espaços realistas e funcionais. 

Além de tudo, possui aplicação fácil e rápida, caindo bem em espaços internos ou externos. Mas, ao contrário da grama natural, ela dispensa a maioria dos incômodos presentes na vegetação de verdade. 

A incidência de chuvas, por exemplo, não será mais um problema, já que a grama artificial não produz lama — e seca rapidamente. 

Manutenção 0 longe dos Produtos Tóxicos 

Isso mesmo. Esse tipo de piso não necessita daqueles cuidados e atenções que precisam ser proporcionados à grama natural. Chega de se preocupar com a iluminação do sol, irrigação frequente, adubação e fertilizantes ou corte periódico. 

A grama sintética elimina o uso de pesticidas e inseticidas, o que contribui para o meio ambiente, e garante distância dos produtos tóxicos. Nem mesmo a carência de água existe, diminuindo desperdícios e otimizando seu uso. 

Sem Dependência do Clima e Estação 

Já imaginou ter um gramado perfeito durante o ano todo? Pois com a grama artificial não é preciso se preocupar com épocas de chuva ou de tempo seco. 

Seu estado se mantém 100% sob qualquer temperatura ou estação do ano. Ela está sempre ideal para o uso, molhada ou seca. 

Baixo Investimento e Diversas Possibilidades 

Além de ser um investimento menor se comparada à grama natural, a grama sintética tem, em média, o seu retorno financeiro em até 5 anos. Tal cálculo é feito em cima de gastos frequentes com a vegetação natural. 

Ela também traz a possibilidade de ser usada em diferentes lugares — muitos dos quais onde a grama natural não pega. Superfícies inclinadas, sem a incidência de sol direto ou até sobre pisos frios — em locais internos ou ao ar livre. 

FONTE: SPORTLINK.COM.BR